SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
10ª CRE
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR ROMÁRIO A. DE OLIVEIRA
ALEGRETE – RS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NOME DO PROJETO: QUEM SABE, SABE!
ESCOLA DE APLICAÇÃO: E.E.E.M. Dr. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DE 6ª SÉRIE DO ENS. FUNDAMENTAL
PROFESSORA IDEALIZADORA: MARILÉIA MARCHEZAN
PROFESSORA COORDENADORA: MARILÉIA MARCHEZAN
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2009, com (re)avaliação bimestral.
JUSTIFICATIVA:
Melhorar a qualidade da produção textual dos alunos de 6ª série, sanando dificuldades, familiarizando os alunos com os conteúdos gramaticais e a norma culta da língua materna, reduzir o índice de reprovação em Língua Portuguesa.
OBJETIVOS:
Promover a escrita correta de palavras, frases e textos em Língua Portuguesa.
Melhorar a produção textual com base nas regras de ortografia e padrões da língua culta.
Aumentar os índices de aprovação na disciplina de Língua Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
A partir de textos produzidos pelos alunos, fazer levantamento de dificuldades e erros cometidos, fazer uma listagem do que deve ser trabalhado e apontar estratégias para solucionar os problemas. Etapas:
1. Pedir aos alunos para escreverem uma autobiografia, explicando que o instrumento servirá para conhecê-los melhor enquanto pessoas, bem como servirá para diagnosticar o domínio que cada aluno tem em relação aos padrões da linguagem escrita e reconhecer erros cometidos por eles.
2. Com os textos em mãos, ler um a um, anotando as dificuldades encontradas na produção de cada aluno.
3. Traçar estratégias/ações para sanar as dificuldades e erros encontrados.
4. Dar conhecimentos aos alunos dos erros e dificuldades encontrados nos textos e esclarecendo as estratégias que serão aplicadas.
5. Valorizar nas estratégias o que alguns alunos citaram, espontaneamente, que gostam de fazer e profissões que desejam seguir.
6. Avaliar, e realizar novo diagnóstico, a cada dois meses a partir do início da aplicação das estratégias, outro texto produzido pelos alunos, combinado previamente com eles a fim de que todos percebam os avanços e melhoria na escritura de textos.
DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DA 6ª SÉRIE
INSTRUMENTO: ESCRITURA DE AUTOBIOGRAFIA
CONSTATAÇÕES GERAIS:
Margens e parágrafos indefinidos e desalinhados
Interferências da fala : “sis tempo “, “conta” em vez de contar, etc.
Falta de acentuação
Ausência de sinais de pontuação
Troca de letras: v/f, g/j., s/c, c/ç, m/n, ss/c
Escritas equivocadas – segmentação ou união de palavras: as vezes, desdo, a e as em vez de às e à, esta em vez de está, cando em vez de quando, com migo em vez de comigo, abreviatura de hora e minuto, de vez emquando em vez de de vez em quando
Ideias soltas, sem coesão
Falha de linhas
Caligrafia ruim
Uso de maiúsculas e minúsculas
10ª CRE
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DOUTOR ROMÁRIO A. DE OLIVEIRA
ALEGRETE – RS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NOME DO PROJETO: QUEM SABE, SABE!
ESCOLA DE APLICAÇÃO: E.E.E.M. Dr. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DE 6ª SÉRIE DO ENS. FUNDAMENTAL
PROFESSORA IDEALIZADORA: MARILÉIA MARCHEZAN
PROFESSORA COORDENADORA: MARILÉIA MARCHEZAN
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2009, com (re)avaliação bimestral.
JUSTIFICATIVA:
Melhorar a qualidade da produção textual dos alunos de 6ª série, sanando dificuldades, familiarizando os alunos com os conteúdos gramaticais e a norma culta da língua materna, reduzir o índice de reprovação em Língua Portuguesa.
OBJETIVOS:
Promover a escrita correta de palavras, frases e textos em Língua Portuguesa.
Melhorar a produção textual com base nas regras de ortografia e padrões da língua culta.
Aumentar os índices de aprovação na disciplina de Língua Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
A partir de textos produzidos pelos alunos, fazer levantamento de dificuldades e erros cometidos, fazer uma listagem do que deve ser trabalhado e apontar estratégias para solucionar os problemas. Etapas:
1. Pedir aos alunos para escreverem uma autobiografia, explicando que o instrumento servirá para conhecê-los melhor enquanto pessoas, bem como servirá para diagnosticar o domínio que cada aluno tem em relação aos padrões da linguagem escrita e reconhecer erros cometidos por eles.
2. Com os textos em mãos, ler um a um, anotando as dificuldades encontradas na produção de cada aluno.
3. Traçar estratégias/ações para sanar as dificuldades e erros encontrados.
4. Dar conhecimentos aos alunos dos erros e dificuldades encontrados nos textos e esclarecendo as estratégias que serão aplicadas.
5. Valorizar nas estratégias o que alguns alunos citaram, espontaneamente, que gostam de fazer e profissões que desejam seguir.
6. Avaliar, e realizar novo diagnóstico, a cada dois meses a partir do início da aplicação das estratégias, outro texto produzido pelos alunos, combinado previamente com eles a fim de que todos percebam os avanços e melhoria na escritura de textos.
DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DA 6ª SÉRIE
INSTRUMENTO: ESCRITURA DE AUTOBIOGRAFIA
CONSTATAÇÕES GERAIS:
Margens e parágrafos indefinidos e desalinhados
Interferências da fala : “sis tempo “, “conta” em vez de contar, etc.
Falta de acentuação
Ausência de sinais de pontuação
Troca de letras: v/f, g/j., s/c, c/ç, m/n, ss/c
Escritas equivocadas – segmentação ou união de palavras: as vezes, desdo, a e as em vez de às e à, esta em vez de está, cando em vez de quando, com migo em vez de comigo, abreviatura de hora e minuto, de vez emquando em vez de de vez em quando
Ideias soltas, sem coesão
Falha de linhas
Caligrafia ruim
Uso de maiúsculas e minúsculas
ESTRATÉGIAS:
Para falta de margens e parágrafos: cópias e revisões de textos de alunos e outros autores focalizando a disposição dos elementos, acertando margens, fazendo parágrafos.
Para falta de margens e parágrafos: cópias e revisões de textos de alunos e outros autores focalizando a disposição dos elementos, acertando margens, fazendo parágrafos.
Para problemas de pontuação: nas cópias e revisões de textos, discutir a necessidade de pontuação, mostrando que o texto pode tomar outro sentindo com a presença ou não dos sinais. Relacionar a pontuação com o que o autor quer representar: pausa, exclamação, surpresa, finalização da idéia, etc.
Para problemas de segmentação ou junção de palavras: destacar nos diversos textos as palavras que eles costumam errar. Passar listas de palavras que os alunos erram com freqüência, procurando fazê-los perceber como é a grafia correta, o porquê de serem escritas juntas ou separadamente.
Para trocas de letras que representam o mesmo som: s/c/ç/sc por exemplo: revisão das palavras erradas, destaque em textos das palavras escritas corretamente, exercícios de ortografia para reforçar a memorização da escrita correta.
Para letra ilegível: atividades em caderno de caligrafia.
Para trocas de letras, como f/v, l/u, m/n, t/d, j/g, e/i etc.: trabalhar com exercícios de pronúncia, leituras em voz alta, enfatizando o som de cada vogal. Explicar algumas regras de ortografia de uso de letras. Realizar exercícios de ortografia com listas de palavras para ajudar na memorização da escrita correta e posição de letras nas palavras.
Para escritura de palavras conforme a linguagem fonética e falada: estabelecer a diferença entre fala e escrita. Analisar diferentes textos em linguagem culta, mostrando a escrita correta das palavras e esclarecendo que há expressões somente da fala. Recordar com os alunos o que é radical da palavra. Treinar em textos e frases produzidos pelos alunos.
Para translineação: explicar as regras de partição de sílabas. Fazer exercícios com listas de palavras, enfatizando os dígrafos separáveis e inseparáveis.
Para ausência de clareza e coesão: analisar diversos textos, enfatizando a necessidade de deixar claro para o leitor aquilo que queremos que ele entenda, mostrar a utilidade das conjunções e outros elementos de coesão, como os pronomes. Enfatizar nos textos e nas falas que o pensamento, representado em textos escritos, deve ter começo e meio e fim. Escrever e reescrever textos curtos ou mais longos, individual e coletivamente, treinando elementos de coesão e clareza.
Para uso incorreto de maiúsculas e minúsculas: refletir sobre as regras do uso das letras, destacar substantivos próprios e palavras que iniciem períodos. Treinar o uso correto em frases e textos de diversos autores e nos textos produzidos pelos alunos.
Para ausência do uso do agá (H) no início de palavras: trabalhar com listas de palavras que iniciem com a letra agá, explicar quer as palavras são escritas assim devido a sua origem.
Para erros de concordância: analisar nos diversos textos as flexões de número e gênero, enfatizando a concordância do verbo com o sujeito e do substantivo com artigos e adjetivos, mostrando para os alunos o que é considerado erro na norma culta.
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Para conjugações verbais equivocadas, por exemplo: cantaram em vez de cantarão: trabalhar com a conjugação dos diferentes tempos verbais, analisando frases e textos. Realizar exercícios de conjugação verbal utilizando os verbos mais usados e pelos alunos, mostrar lista de verbos e suas conjugações no pretérito perfeito e futuro do presente, na terceira pessoa do plural. Mostrar que “am” e “an” raramente aparecem em outras terminações em outras palavras.
Para conjugações verbais equivocadas, por exemplo: cantaram em vez de cantarão: trabalhar com a conjugação dos diferentes tempos verbais, analisando frases e textos. Realizar exercícios de conjugação verbal utilizando os verbos mais usados e pelos alunos, mostrar lista de verbos e suas conjugações no pretérito perfeito e futuro do presente, na terceira pessoa do plural. Mostrar que “am” e “an” raramente aparecem em outras terminações em outras palavras.
Para ausência de acentuação: analisar nos diversos textos o uso dos acentos e explicar os porquês dos usos, conforme as regras do padrão culto da língua materna, dar ênfase às palavras proparoxítonas e acentos diferenciais, bem como acentuação que diferencia conjugações verbais na 3ª pessoa do singular e 3ª pessoa do plural.
Para melhorar a escritura de textos em geral: leituras de livros de todos os tipos, incentivo à leitura de periódicos, atividades de leitura de reportagens em aula, cópia, leitura e escrita de frases, parágrafos e textos, sempre com análise das palavras e idéias, realização de pesquisas em dicionários, livros, periódicos e internet, reescrita de textos individual e coletivamente, trabalhos em dupla e em grupos, além das tarefas individuais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Revista Nova Escola – nº 220, Ed. Abril, março, 2009
A Formação Social da Mente, Lev Vigotski, 224 págs.,Ed. Martins Fontes
Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento, César Coll, 160 págs.,Ed. Artmed
Internet: Em: educação.prefeitura.sp.gov.br, na seção Biblioteca Pedagógica, o documento Aprender os Padrões da Linguagem Escrita de Modo Reflexivo, sobre como realizar diagnóstico de produção textual
Nome:Jonathan Alves Becker e Patrick
ResponderExcluirTurma:61
Leônidas(1913-2004)
Filho de uma cozinheira com um marinheiro Português, Leônidas da Silva nasceu em 6 de setembro de 1913,na cidade de Rio de Janeiro.
Em 1931 começou sua carreira de jogador de futebol no Bonsucesso.Disputou o campeonato Brasileiro de seleções.
Em 1932 foi a grande estrela brasileira na conquista da copa Rio Branco,no Uruguai.
Jogou no clube uruguaio, o Peñarol, jogou no Vasco da Gama. Em 1935 foi campeão carioca pelo Botafogo; jogou no Flamengo, tornou o maior ídolo da torcida, foi o primeiro jogador negro a assumir a condição de astro de futebol brasileiro, foi o primeiro a executar gol de bicicleta, foi chamado polos Franceses de homem de borracha.
No Brasil um empresario lançou o chocolate negro em homenagem a Leônidas.
Foi criado também uma marca de cigarro Leônidas. Em 1942 o craque deixa o Flamengo para jogar no São Paulo ;
Tornou-se comentarista esportivo.
Em 1976,Leônidas se aposentou de carreira de comentarista. Teve a doença de mal Alzheimer, doença que leva a pessoa a perder a memória aos poucos.Faleceu em 24 de Janeiro de 2004 em São Paulo,aos 90 anos.
a liandra ta aii??
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