quarta-feira, 24 de junho de 2009

ATIVIDADE

Vamos debater e perceber as diferenças entre a linguagem falada e a escrita!!!
São necessárias adaptações para transformar a fala em texto escrito!
Para observar isso será usada uma música cantada que será ouvida no site http://www.youtube.com.br/ e transcrita no caderno, conforme ela é ouvida. Depois a letra deve ser reescrita obedecendo as normas da língua portuguesa (pontuação, ortografia, concordância etc.). Serão dadas cinco opções de música, e vocês escolherão apenas uma para realizar a atividade.


1º passo
Trecho por trecho, vocês devem ouvir a música, individualmente ou em grupo, e transcrevê-los no caderno. É importante que registrem exatamente o que ouvem, inclusive as hesitações e as repetições, se ocorrerem, evidentes marcas da oralidade.
2º passo
Momento da edição, que pode ser dividido em duas etapas. Primeiro, vocês retiram passagens que são exclusivas da fala, mas são desnecessárias na escrita. É o caso de repetições de expressões, pronúncia alongada.

3º passo
Reescrever a música conforme a modalidade culta da língua portuguesa, inserindo sinais de pontuação para tentar transmitir as emoções expressas oralmente pelo(s) cantor(s). Com todas as alterações já feitas. Redigirão a versão final, considerando todas as mudanças.
4º passo:
Pesquisar a letra da música na internet e compará-la com a versão que escreveram.
Avaliação:
Comparar a gravação com a versão escrita. Analisar o texto final e sua apresentação, verificando se a música transcrita manteve a emoção original.
SUGESTÕES DE MÚSICAS:
Música 1: Deus e eu no sertão – Victor e Leo
Música 2: Agora eu já sei – Ivete Sangalo
Música 4: Sou Ronaldo – Marcelo D 2
Música 4: É uma partida de futebol – skank
Música 5: Abandonado - Exaltasamba

Um comentário:

Teu comentário é bem-vindo, desde que seja gentil mesmo que traga crítica para nosso trabalho, pois acreditamos que este é um espaço de colaboração e aprendizagem.