ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
10ª COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Dr. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA
Dados de Identificação
1.1 Título do Projeto: Gentileza gera gentileza.
1. 2 Escola de Aplicação: E.E.E.M. Dr. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA.
1. 3 Público Alvo: Alunos da 6ª série do Ensino Fundamental. Professores e Funcionários da Escola.
1.4 Professora Idealizadora: Thaiana Machado dos Anjos.
1.5.Professora coordenadora: Mariléia Marchezan
1.5 Professores envolvidos: Todo o corpo docente da Escola.
1.6 Período de desenvolvimento: De abril a dezembro de 2009.
2 Justificativa
Ser gentil é saber ouvir com atenção o outro, ser tolerante, respeitar a opinião das pessoas, aceitar os outros como são, reconhecer no outro a oportunidade de aprender, utilizar as “palavras mágicas”: obrigada, com licença, por favor, desculpa, bom dia, boa tarde, boa noite... Portanto, há várias maneiras de ser gentil, e o que se percebe atualmente é que as pessoas estão esquecendo o que significa ser gentil e que pequenos atos gentis podem transformar o nosso cotidiano nos encorajando a seguir em frente.
Partindo destas constatações, o presente projeto tem por finalidade despertar na nossa comunidade escolar a importância de conviver com os outros de forma gentil e respeitosa para que nossa Escola torne-se um lugar prazeroso de aprendizagem, de construir amizades e viver feliz!
3 Objetivos
3.1 Envolver, a princípio, a área de Língua Portuguesa no Projeto, esperando contar com a adesão de outros professores de outras áreas.
3.2 Desenvolver e construir valores entre os alunos e a Comunidade Escolar.
3.3 Questionar os valores vigentes, buscando novos comportamentos.
3.4 Conhecer a biografia do Profeta Gentileza como um exemplo de vida.
3.5 Reconhecer em nossa comunidade pessoas que pregaram a gentileza.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
10ª COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Dr. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA
Dados de Identificação
1.1 Título do Projeto: Gentileza gera gentileza.
1. 2 Escola de Aplicação: E.E.E.M. Dr. ROMÁRIO ARAÚJO DE OLIVEIRA.
1. 3 Público Alvo: Alunos da 6ª série do Ensino Fundamental. Professores e Funcionários da Escola.
1.4 Professora Idealizadora: Thaiana Machado dos Anjos.
1.5.Professora coordenadora: Mariléia Marchezan
1.5 Professores envolvidos: Todo o corpo docente da Escola.
1.6 Período de desenvolvimento: De abril a dezembro de 2009.
2 Justificativa
Ser gentil é saber ouvir com atenção o outro, ser tolerante, respeitar a opinião das pessoas, aceitar os outros como são, reconhecer no outro a oportunidade de aprender, utilizar as “palavras mágicas”: obrigada, com licença, por favor, desculpa, bom dia, boa tarde, boa noite... Portanto, há várias maneiras de ser gentil, e o que se percebe atualmente é que as pessoas estão esquecendo o que significa ser gentil e que pequenos atos gentis podem transformar o nosso cotidiano nos encorajando a seguir em frente.
Partindo destas constatações, o presente projeto tem por finalidade despertar na nossa comunidade escolar a importância de conviver com os outros de forma gentil e respeitosa para que nossa Escola torne-se um lugar prazeroso de aprendizagem, de construir amizades e viver feliz!
3 Objetivos
3.1 Envolver, a princípio, a área de Língua Portuguesa no Projeto, esperando contar com a adesão de outros professores de outras áreas.
3.2 Desenvolver e construir valores entre os alunos e a Comunidade Escolar.
3.3 Questionar os valores vigentes, buscando novos comportamentos.
3.4 Conhecer a biografia do Profeta Gentileza como um exemplo de vida.
3.5 Reconhecer em nossa comunidade pessoas que pregaram a gentileza.
MÚSICA: GENTILEZA
Marisa Monte
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta.
.
.
.
Gentil é aquele que contribui para que o ambiente em que ele vive seja mais harmonioso. Ele possui, de forma espontânea, habilidades sociais desenvolvidas e adequadas. Gentileza é generosidade, altruísmo, solidariedade, interesse pelo outro, oferecer amizade, retribuir gentilezas promover cortesia, conjugar o ensinar, o sorrir e contribuir para o outro sorrir.
Mas, por que ser gentil? Porque é comprovado que gestos de gentileza, isentos da busca de recompensa, melhoram a saúde mental, a auto-estima e a sensação de bem-estar de quem os pratica.
Ser gentil é o que separa o joio do trigo em grande parte das relações humanas. Se uma pessoa não é gentil com alguém mais simples, o que faz você pensar que ela seria gentil com você? Ser gentil pode ser aprendido. Ninguém nasce gentil. Por isso, você pode ser mais gentil. Cada um de nós se torna mais gentil com o tempo, quando observamos os resultados que outras pessoas têm na vida, sendo grosseiras, ou usando gentilezas. Não se trata de um método rudimentar de toma-lá-dá-cá, mas sim algo que conquistamos aos poucos, com elegância e sem termos em mente o retorno de quem quer que seja.
Ser gentil é algo que passa a fazer parte do seu jeito de viver. Por isso, você pode ser mais gentil. Você pode ser uma pessoa mais bem educada e alguém mais real, especialmente com aqueles que você já conhece. Não raro, pessoas gentis com desconhecidos são grosseiras com quem conhecem. Cuidado. Basta pensar em que talvez você jamais veja aquela pessoa novamente; talvez você nunca mais possa ser gentil com ela, ou jamais possa pagar aquele favor, ou simplesmente devolver aquele sorriso.
OBSERVAR NO TEXTO “SER GENTIL” E NA MÚSICA “GENTILEZA”:
Uso de letras maiúsculas e minúsculas: usamos letras maiúsculas para iniciar período e em nomes próprios. Exemplo: Profeta Gentileza, Marisa Monte, Rio de Janeiro, Viaduto do Caju, Niterói, Alegrete, Ana, Teves, etc.
Usamos letras minúsculas nas demais palavras: verbos, adjetivos, substantivos comuns, preposições, artigos etc., que não estão iniciando frase nova, ou seja, período novo.
Exemplos: gentil, amar, gentileza, gente, alguém etc.
Margens e parágrafos: a importância de fazer parágrafos e alinhar as margens na folha.
Sinais de pontuação: pontos finais e vírgulas: como ficaria o texto sem sinais de pontuação.
Exemplos analisados e pontuados com os alunos:
ANA COMPRA CHOCOLATE
Sem pontuação
ANA COMPRA CHOCOLATE.
Frase afirmativa
ANA COMPRA CHOCOLATE?
Frase interrogativa
ANA, COMPRA CHOCOLATE.
Chamo Ana e falo com ela, afirmando.
ANA, COMPRA CHOCOLATE?
Chamo Ana e faço uma pergunta para ela.
ANA COMPRA CHOCOLATE!!!
Frase exclamativa
ANA COMPRA CHOCOLATE, BALAS, BISCOITOS...
As reticências indicam continuação
Atividade para casa: copiar um pequeno texto no caderno, pode ser reportagem, história. Cuida margens, parágrafos e uso de letras maiúsculas e minúsculas. 10 linhas.
OBSERVAR NO TEXTO “SER GENTIL” E NA MÚSICA “GENTILEZA”:
Uso de letras maiúsculas e minúsculas: usamos letras maiúsculas para iniciar período e em nomes próprios. Exemplo: Profeta Gentileza, Marisa Monte, Rio de Janeiro, Viaduto do Caju, Niterói, Alegrete, Ana, Teves, etc.
Usamos letras minúsculas nas demais palavras: verbos, adjetivos, substantivos comuns, preposições, artigos etc., que não estão iniciando frase nova, ou seja, período novo.
Exemplos: gentil, amar, gentileza, gente, alguém etc.
Margens e parágrafos: a importância de fazer parágrafos e alinhar as margens na folha.
Sinais de pontuação: pontos finais e vírgulas: como ficaria o texto sem sinais de pontuação.
Exemplos analisados e pontuados com os alunos:
ANA COMPRA CHOCOLATE
Sem pontuação
ANA COMPRA CHOCOLATE.
Frase afirmativa
ANA COMPRA CHOCOLATE?
Frase interrogativa
ANA, COMPRA CHOCOLATE.
Chamo Ana e falo com ela, afirmando.
ANA, COMPRA CHOCOLATE?
Chamo Ana e faço uma pergunta para ela.
ANA COMPRA CHOCOLATE!!!
Frase exclamativa
ANA COMPRA CHOCOLATE, BALAS, BISCOITOS...
As reticências indicam continuação
Atividade para casa: copiar um pequeno texto no caderno, pode ser reportagem, história. Cuida margens, parágrafos e uso de letras maiúsculas e minúsculas. 10 linhas.
============================
DIA DA GENTILEZA
Existem tantas datas festivas, tantos dias comemorativos: Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, do Índio, da Mulher, Dia disso, Dia daquilo e até Dia das Bruxas e ainda o Dia da Mentira. Por que, então, não lançarmos o “Dia da Gentileza”? E este será um dia para nos dedicarmos a planejar gentilezas e fazê-las às pessoas durante todo o dia. Se tu acordas cedo e vais para a escola, neste dia não vale simplesmente sair batendo a porta. Neste dia tu serás gentil com as pessoas com quem moras, perguntando como passou a noite ou preparando seu café da manhã.
Observação:
Existem tantas datas festivas, tantos dias comemorativos: Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, do Índio, da Mulher, Dia disso, Dia daquilo e até Dia das Bruxas e ainda o Dia da Mentira. Por que, então, não lançarmos o “Dia da Gentileza”? E este será um dia para nos dedicarmos a planejar gentilezas e fazê-las às pessoas durante todo o dia. Se tu acordas cedo e vais para a escola, neste dia não vale simplesmente sair batendo a porta. Neste dia tu serás gentil com as pessoas com quem moras, perguntando como passou a noite ou preparando seu café da manhã.
Observação:
EU VALHO MUITO, TU VALES, ELE VALE, NÓS VALEMOS, VÓS VALEIS, ELES VALEM
Ao sair de casa, procura ser gentil com todas as pessoas que encontrares no teu caminho. Cumprimenta sorrindo o vizinho, pergunta como ele está. Sê gentil na escola com os colegas, professores e funcionários. Se fores para a escola de ônibus, sê com o motorista e com o cobrador. E se fores comprar algo logo cedinho, sê gentil com o balconista e assim por diante.
Se por acaso alguém não retribuir, procura ser gentil também com essa pessoa, pois ser gentil neste dia independe do tratamento que te derem. Planeja as gentilezas que farás e para quem, mais ou menos assim: “hoje vou trazer uma flor para a minha mãe” ou “vou deixar um bilhete simpático para a professora de História” ou “vou dar um telefonema para a minha amiga que tem andado tão deprê ultimamente e direi a ela que adoraria vê-la sorrindo de novo”...As idéias são inúmeras, será uma delícia “bolar” formas inesperadas de ser gentil com alguém. Desafio: passa um dia inteiro sendo gentil com todas as pessoas que encontrares em teu caminho, indiscriminadamente, até com aqueles que não costumam ser gentis. Vê até que horas tu consegues ser gentil e com quantas pessoas tu foste atencioso e simpático. Verás as pessoas se surpreenderem com teu gesto e serem gratas a ti pelo pequeno gesto de gentileza. Elas ficam emocionadas e com vontade de retribuir.
Atividade para casa:
Pesquisar palavras escritas com SS e Ç. Tu deverás encontrar pelo menos 10 palavras de cada.
Ao sair de casa, procura ser gentil com todas as pessoas que encontrares no teu caminho. Cumprimenta sorrindo o vizinho, pergunta como ele está. Sê gentil na escola com os colegas, professores e funcionários. Se fores para a escola de ônibus, sê com o motorista e com o cobrador. E se fores comprar algo logo cedinho, sê gentil com o balconista e assim por diante.
Se por acaso alguém não retribuir, procura ser gentil também com essa pessoa, pois ser gentil neste dia independe do tratamento que te derem. Planeja as gentilezas que farás e para quem, mais ou menos assim: “hoje vou trazer uma flor para a minha mãe” ou “vou deixar um bilhete simpático para a professora de História” ou “vou dar um telefonema para a minha amiga que tem andado tão deprê ultimamente e direi a ela que adoraria vê-la sorrindo de novo”...As idéias são inúmeras, será uma delícia “bolar” formas inesperadas de ser gentil com alguém. Desafio: passa um dia inteiro sendo gentil com todas as pessoas que encontrares em teu caminho, indiscriminadamente, até com aqueles que não costumam ser gentis. Vê até que horas tu consegues ser gentil e com quantas pessoas tu foste atencioso e simpático. Verás as pessoas se surpreenderem com teu gesto e serem gratas a ti pelo pequeno gesto de gentileza. Elas ficam emocionadas e com vontade de retribuir.
Atividade para casa:
Pesquisar palavras escritas com SS e Ç. Tu deverás encontrar pelo menos 10 palavras de cada.
======================================
A Gentileza é CONTAGIOSA e GRATIFICANTE!!! Não dá vontade de parar!
=======================================
Certamente tu vais gostar tanto da experiência que vais querer fazer muitos outros Dias da Gentileza em tua vida!!!!
ESTUDO DA GRAMÁTICA:
1 .CIRCULAR TODOS OS VERBOS NO TEXTO.
2. LISTAR OS VERBOS DO TEXTO, IDENTIFICANDO OS TEMPOS VERBAIS BÁSICOS: PRETÉRITO, PRESENTE E FUTURO. SEPARAR EM UMA OUTRA LISTAGEM OS VERBOS QUE ESTIVEREM NAS FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO, GERÚNDIO E PARTICÍPIO.
Verbos nas formas nominais:
INFINITIVO: terminação R
Cantar, vender, partir
PARTICÍPIO: terminação ADO - IDO
Cantado, vendido, partido
GERÚNDIO: terminação: NDO
Cantando, vendendo, partindo
Observação: os verbos são conjugados conforme as pessoas do discurso:
EU – TU – ELE – NÓS – VÓS - ELES
EU - 1ª pessoa singular NÓS – 1ª pessoa plural
TU – 2ª pessoa singular VÓS – 2ª pessoa plural
ELE – 3ª pessoa singular ELES – 3ª pessoa plural
Continuação dos exercícios:
3. Conjugar, no Presente do Modo Indicativo, o verbo cantar, nas três pessoas do singular e nas três pessoas do plural:
RESPOSTA:
Eu canto
Tu cantas
Ele canta
Nós cantamos
Vós cantais
Eles cantam
4. Conjugar, em um tempo Pretérito, o verbo vender, nas três pessoas do singular e nas três pessoas do plural.
Resposta:
Pretérito perfeito
Vendi
Vendeste
Vendeu
Vendemos
Vendestes
Venderam
Pretérito imperfeito
Vendia
Vendias
Vendia
Vendíamos
Vendíeis
Vendiam
Pretérito Mais-que-perfeito
Vendera
Venderas
Vendera
Vendêramos
Vendêreis
Venderam
ESTUDO DA GRAMÁTICA:
1 .CIRCULAR TODOS OS VERBOS NO TEXTO.
2. LISTAR OS VERBOS DO TEXTO, IDENTIFICANDO OS TEMPOS VERBAIS BÁSICOS: PRETÉRITO, PRESENTE E FUTURO. SEPARAR EM UMA OUTRA LISTAGEM OS VERBOS QUE ESTIVEREM NAS FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO, GERÚNDIO E PARTICÍPIO.
Verbos nas formas nominais:
INFINITIVO: terminação R
Cantar, vender, partir
PARTICÍPIO: terminação ADO - IDO
Cantado, vendido, partido
GERÚNDIO: terminação: NDO
Cantando, vendendo, partindo
Observação: os verbos são conjugados conforme as pessoas do discurso:
EU – TU – ELE – NÓS – VÓS - ELES
EU - 1ª pessoa singular NÓS – 1ª pessoa plural
TU – 2ª pessoa singular VÓS – 2ª pessoa plural
ELE – 3ª pessoa singular ELES – 3ª pessoa plural
Continuação dos exercícios:
3. Conjugar, no Presente do Modo Indicativo, o verbo cantar, nas três pessoas do singular e nas três pessoas do plural:
RESPOSTA:
Eu canto
Tu cantas
Ele canta
Nós cantamos
Vós cantais
Eles cantam
4. Conjugar, em um tempo Pretérito, o verbo vender, nas três pessoas do singular e nas três pessoas do plural.
Resposta:
Pretérito perfeito
Vendi
Vendeste
Vendeu
Vendemos
Vendestes
Venderam
Pretérito imperfeito
Vendia
Vendias
Vendia
Vendíamos
Vendíeis
Vendiam
Pretérito Mais-que-perfeito
Vendera
Venderas
Vendera
Vendêramos
Vendêreis
Venderam
LISTA DE PALAVRAS COM SS E Ç DA TURMA 61
clássicos
ações
necessidade
aspirações
nossas
composição
passo
gerações
processo
espaço
pessoas
construção
professor
participação
possibilitando
produção
depressões
comunicação
disso
lançarmos
passa
instrução
assim
concepção
passou
sensação
nesse
continuação
essa
relações
grosseria
gestação
possui
composição
passeio
pedaço
assento
(lugar de sentar)
caça
assimilar
açoite
assembleia
caçador
interesse
porção
acesso
atenção
assado
açúcar
assustado
pedação
possa (verbo poder)
palhaço
massa
valorização
amassado
lição
amasso
seção (divisão/departamento)
passeio
superação
passarinho
lançarmos
a
possuem
criança
sessão (intervalo de tempo)
comemoração
cessão(verbo ceder: doar/dar)
Gonçalves
clássicos
ações
necessidade
aspirações
nossas
composição
passo
gerações
processo
espaço
pessoas
construção
professor
participação
possibilitando
produção
depressões
comunicação
disso
lançarmos
passa
instrução
assim
concepção
passou
sensação
nesse
continuação
essa
relações
grosseria
gestação
possui
composição
passeio
pedaço
assento
(lugar de sentar)
caça
assimilar
açoite
assembleia
caçador
interesse
porção
acesso
atenção
assado
açúcar
assustado
pedação
possa (verbo poder)
palhaço
massa
valorização
amassado
lição
amasso
seção (divisão/departamento)
passeio
superação
passarinho
lançarmos
a
possuem
criança
sessão (intervalo de tempo)
comemoração
cessão(verbo ceder: doar/dar)
Gonçalves
Observação: usamos o Ç somente antes de A, O e U.
Exemplos: açude, criança, açoite
apressados
proposições
grosseiros
coração
assuntos
força
lembrança
continuação
taça
ração
cooperação
raça
LISTA DE PALAVRAS DA TURMA 62
passagem
palhaço
passeio
criança
pássaro
caçada
cassino
caçador
sessão
criançada
massa
coração
assado
comunicação
processo
canção
necessidade
maçã
Observação: o Ç só é usado antes de A, O e U.
Exemplos: maçã, palhaço e capim-açu
abadessa
onça
abelissauro
moça
abissal
carroça
acessão(concordar)
caroço
acessar
traça
acessível
praça
acessórios
consagração
admissão
endereço
agressivos
ação
amassar
lembrança
amasso
almoço
Andressa
apresentação
antecessor
mudança
apressado
semelhança
assassinar
força
assassinato
edição
assassino
intenção
assim
opções
assinado
ações
assinatura
instalação
assistência
população
assistir
começa
assunto
animação
assunto
pedaço
carrossel
paçoca
cessão (ceder/dar)
palhaçada
classe
participação
classificar
canção
demissão
perfeição
dinossauro
março
disso
balançar
expressar
atenção
grosseiro
educação
impressão
criação
interesses
correção
Jéssica
seção(divisão/departamento)
massagem
dança
missão
abolição
missionário
aberração
missões
abençoar
nessa
abfeção
nessa
diferença
nossas
adição
osso
subtração
ouvisse
negação
passadeiro
multiplicação
passageiro
designação
passaporte
segurança
passarela
caracterização
passarinho
nutrição
pêssego
classificação
pessoa
pontuação
pessoal
abençoado
possa
movediça
possibilidade
moças
possui
alfabetização
possui
presença
professor
prevenção
sessão(de filme/tempo)
confiança
soubesse
reação
sucessor
preposições
Vanessa
premonição
vassalos
translação
vassoura
aço
LISTA DE PALAVRAS DA TURMA 63
progresso
imaginação
passarão
lançamento
depressão
edição
fracasso
França
Andressa
maçã
Vanessa
manutenção
Jéssica
calça
assunto
construção
vassoura
musculação
estivessem
administração
essência
revolução
Garotada!
ResponderExcluirMuito legal essa viagem virtual pela aprendizagem!
Muito estudo e muitas ações de GENTILEZA!!!!!
Lembrem-se: GENTILEZA GERA GENTILEZA!!!
Um abraço
Thaiana