quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A COR DA CULTURA

QUERIDOS ALUNOS, EU GOSTARIA QUE VOCÊS LESSEM O CONTEÚDO DESTE SITE PARA DEPOIS CONVERSARMOS:
.
.
.
LEIAM SOBRE HERÓIS, VEJAM OS LIVROS ANIMADOS, ETC.
.
.
.
BOM TRABALHO!

11 comentários:

  1. Antônio Francisco Lisboa nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1730, filho da escrava Isabel com seu senhor, o mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa. Antônio Francisco cresceu na oficina do pai, onde começou a aprender desenho, arquitetura e ornamentos, demonstrando especial interesse por escultura e entalhes. Lá aprendeu o ofício que o imortalizou. Na ocasião do falecimento do pai, ele já era um profissional reconhecido na sociedade.

    Seu trabalho era disputado entre as várias confrarias religiosas da região. Aleijadinho fazia projetos de igrejas, imagens, púlpitos, portas e vários outros trabalhos, alguns mais complexos, contando com o auxílio de vários operários. Havia três escravos que o auxiliavam em sua enfermidade – no transporte, cuidados pessoais e adaptação das ferramentas aos seus membros deformados.

    Foi em 1777 que a misteriosa doença degenerativa, da qual foi vítima, começou a se manifestar. Sem diagnóstico preciso na época, hoje se supõe que se tratasse de hanseníase. O artista perdeu os dedos das mãos e dos pés, teve deformações na face, ficou quase cego no fim da vida, além de sofrer dores terríveis. Por conta delas, ele mesmo amputou partes de seus dedos em momentos de crise. Andava de joelhos ou carregado, mas mesmo assim não deixou de trabalhar. O mal lhe rendeu o apelido pelo qual é conhecido até hoje.

    Aleijadinho é considerado um dos maiores expoentes do Barroco Mineiro e o maior artista brasileiro do século XVIII. Foi escultor, arquiteto e entalhador. Sua obra se distribui por cidades como Ouro Preto, São João del Rey, Mariana, Tiradentes e Congonhas. Seus mais importantes trabalhos – como os 12 profetas esculpidos em pedra sabão e as 66 figuras em cedro que reproduzem os passos da Paixão de Cristo, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos – estão em Congonhas do Campo.

    O artista iniciou os Profetas em 1799, finalizando-os em 1805, com algumas interrupções, pois já estava muito doente e idoso. Alguns acreditam que Aleijadinho utilizou-se das figuras dos Profetas para retratar indiretamente os inconfidentes mineiros. Ele vivenciou este período histórico turbulento em Vila Rica (atual Ouro Preto), transformando-o em arte.

    Apesar de não ter se casado, teve um filho a quem deu seu nome. Foi sua nora Joana que cuidou dele no fim de sua vida. Dos seus últimos anos, tem-se notícia de algumas obras como os altares de São João e Nossa Senhora da Piedade (1807) e de Santa Quitéria e Santa Luzia (1808-1809) para a capela de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, e o risco da fachada da Matriz de Tiradentes de 1810.

    Aleijadinho faleceu em 18 de novembro de 1814, em Ouro Preto, com 84 anos.

    Para saber mais:
    ARAÚJO, Emanoel (Org. ). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988
    BAZIN, Germain. O Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil. 2. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Record, 1963.
    COSTA, Lúcio. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. In. O universo mágico do barroco brasileiro. São Paulo: Sesi, 1998

    Referências bibliográficas:
    Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de. Aleijadinho: Passos e Profetas. São Paulo, Edusp, 1984.
    Rego, Lígia; Braga, Angela. Antonio Francisco Lisboa: o Aleijadinho. São Paulo, Editora Moderna, 1999.
    Oliveira, Eduardo (org). Quem é quem na negritude brasileira. São Paulo, Congresso nacional, 1998.
    Lopes, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo, Selo Negro, 2004.
    ESSE FOI O HeRói QUE MAIS GOSTAMOS
    ASS:LUCAS E CRISTIANE 62

    ResponderExcluir
  2. Autodidata, ele foi contista, dramaturgo, jornalista, cronista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, consagrando-se como um dos mais conceituados escritores brasileiros. Machado de Assis foi o fundador, primeiro presidente e presidente perpétuo da Academia Brasileira de Letras. Por sua importância, a ABL passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.

    ass:Mariana,Joici

    ResponderExcluir
  3. Zumbi nasceu em Palmares, em 1655. Era neto da princesa Aqualtune, filha de um importante rei do Congo. Ainda bebê, Zumbi foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e entregue ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Recebeu o nome de Francisco e uma educação formal. Aos 10 anos, já sabia latim e português e, aos 12, tornou-se coroinha. A inteligência do menino recebia elogios do padre, segundo relatam registros existentes.

    ass:Amanda,Sabrina 61

    ResponderExcluir
  4. No início da década de 1940, mudou-se para João Pessoa, onde tocou em cabarés e depois na Rádio Tabajara até 1946. Em 1948, foi trabalhar na Rádio Jornal do Comércio, em Recife. Lá, por sugestão do diretor do programa, ganhou o nome artístico Jackson, considerado mais sonoro.
    ass:Joici,Tailize

    ResponderExcluir
  5. Zumbi nasceu em Palmares, em 1655. Era neto da princesa Aqualtune, filha de um importante rei do Congo. Ainda bebê, Zumbi foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso
    ass:sabrina e amanda

    ResponderExcluir
  6. ZUMBI: era neto da aqualtune filha de um rei do congo ele nasceu em palmeiras no ano de 1655 ele ainda bebe foi preso na expedicao
    bras da rochacardoso
    ass;TAILIZE,JOICI

    ResponderExcluir
  7. Milton Santos
    Milton Santos foi o maior geografico do mundo escreveu mais de 40 livros e cerca se 300 artigos cientificos e resebeu mais de 20 titulo
    de doutor e foi o primeiro negro a obter o titulo de professor e o merito de professor da unifersidade de São Paulo
    Escolhe mos ele por que achamos interesante sua historia
    ass:Ana e SUZIELE

    ResponderExcluir
  8. Zumbi nasceu em Palmares, em 1655.
    Ele foi aprisionado na expedição de Brás da Rocha Cardoso.
    Com 15 anos, Francisco fugiu de volta a Palmares adotando o nome de Zumbi.
    Esse foi o herói que mais gostamos
    ass:Cristiane Adão e Anthoni.

    ResponderExcluir
  9. leõñidas nasceu em 1931 na cidade do Rio de Janeiro ,ele sertornou um grande jogador de futebol ele jogou na seleçao brasileira
    em 1976 ele se aposentou ele faleceu em 24 de janeiro de 2004 em são paulo ,aos 90 anos
    ass;deivid e celso

    ResponderExcluir
  10. Mãe Menininha foi iniciada nos rituais pela tia Pulquéria, sua antecessora. Quando assumiu a liderança do terreiro, escolhida pelos orixás, ainda não tinha 30 anos completos e, inicialmente, sua juventude não foi bem vista pelos adeptos mais antigos. Porém, com sua doçura, carisma e diplomacia, Mãe Menininha mudou esta situação.
    Foi a ialolixá mais famosa do país,recebeu muitas homenagens,medalhas e titulos.
    Ela morreu em 30 de agosto de 1986 com 92 anos,na cidade de Salvador.

    Andressa,Caroline,Suan e Carolen.

    ResponderExcluir
  11. Leonidas nasceu em 1931 na cidade de Rio de Janeiro virou um astro do futebol fes muito susseso em 1976 ele se aposentou e ele faleseu no ano de 24 de janeiro de 2004 em São Paulo com 90 anos
    ass;Douglas Blanco

    ResponderExcluir

Teu comentário é bem-vindo, desde que seja gentil mesmo que traga crítica para nosso trabalho, pois acreditamos que este é um espaço de colaboração e aprendizagem.